PRINCIPAIS PATOLOGIAS ACOMETENDO O JOELHO
Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
Estabilizador. Esta é a tarefa principal do “famoso” Ligamento Cruzado Anterior. O paciente normalmente chega ao consultório relatando sintomas de “falseio” ou “instabilidade” do joelho, incapacidade de realizar esportes que exijam trocas rápidas de direção, insegurança ao subir e descer rampas e escadas. Nem sempre há dor, que pode ser um indicativo de outras lesões associadas – dos meniscos, cartilagens ou outros ligamentos.
Lesões Meniscais
Os meniscos são estruturas internas do joelho que funcionam como “amortecedores”, auxiliando na proteção da cartilagem ao distribuir a carga, diminuindo o desgaste e a dor. Quando submetidos à traumas excessivos (seja por atividades físicas, aumento de peso ou mesmo devido à idade) podem romper-se, causando dores e limitação de movimentos – como ajoelhar-se e ao subir e descer escadas. Bastante comum em “atletas de final-de-semana”, pode levar ao abandono precoce de atividades esportivas prazerosas. O tratamento correto pode melhorar significativamente os sintomas, permitindo ganho de qualidade de vida.
Artrose ou Gonartrose
A diminuição ou perda da cartilagem que recobre os ossos é chamada de artrose. Conforme evolui, gera dor e crepitação (sensação de “areia” no joelho), podendo estar associada a barulhos e deformidade progressiva da articulação – o joelho varo ou “cambota” é o mais frequente. Em alguns casos, pequenos pedaços de osso (osteófitos) ou cartilagem ossificada podem estar soltos dentro da articulação – também chamados “ratos articulares” – piorando os sintomas


